Busca por palavras chave:
 
  sexta-feira, 24 de novembro de 2017  
Home
Eleitos PT-ES - Eleições 2016
PED 2017
Vídeos PT
História
PT Estadual
Notícias
Artigos
Secretarias
Setoriais
Documentos
Galeria de Fotos
Diretórios municipais
Links importantes




 A gratuidade do transporte coletivo aos estudantes

Levantamento feito pela organização “Todos Pela Educação” revelou que 27% dos alunos do Ensino Médio do Espírito Santo estão atrasados na série escolar. Tal constatação só reforça a importância da parceria entre os poderes públicos quando o assunto é Educação. A união de forças entre os poderes municipal, estadual e federal muito contribui para que ações eficazes sejam tomadas em ritmo contínuo, que atenda as necessidades e responda de forma positiva aos anseios da população.

Em meu primeiro mandato como deputado estadual, tenho a Educação como uma de minhas bandeiras e pretendo atuar valorizando o jovem. No ensino médio, a evasão escolar é maior que 10% pelo simples motivo de que a maioria não tem condições financeiras para pagar o transporte.

Defendo a gratuidade do transporte para os estudantes do ensino médio, matriculados nas escolas públicas estaduais e federais, uma vez que em tal idade, muitos jovens, iludidos pelas armadilhas da vida, trocam o estudo por atividades que destoam da cidadania, abreviando muitas oportunidades. Nas áreas rurais do Estado já existe o benefício do transporte gratuito e os resultados são notáveis, o que impulsiona novos avanços no setor da Educação.

Outro ponto a ser tocado é a não obrigatoriedade de conclusão do ensino médio. Sem condições de pagar pelo transporte e sem a obrigação de concluir o ensino médio para ingressar no mercado de trabalho, muitos jovens optam pelo caminho “mais fácil”: o da ilusão. Temos de acordar o jovem, incentivá-lo para o futuro econômico e social que está traçado para o Espírito Santo, com muitas oportunidades de trabalho, evitando assim, a evasão escolar.

No Estado, mais de 109.407 alunos de ensino médio almejam por uma oportunidade. Tal número pode ser ainda maior caso a evasão escolar seja combatida. Uma das ferramentas a ser usada neste combate é a garantia de transporte gratuito na ida e volta da escola.

O transporte pago com recursos públicos significa a inclusão de novos passageiros no sistema de transporte e isso pode contribuir inclusive para a redução do preço da passagem. Os estudantes devem ser ouvidos e a discussão com os governos estadual e federal, no que diz respeito ao assunto, remete à desoneração tributária de todos os itens que compõem o custo do transporte coletivo urbano.

O assunto deve ser discutido entre os poderes, com participação das lideranças estudantis. Garantir a gratuidade da passagem aos estudantes é um grande avanço, pois permitirá que alunos de outras cidades do Estado, residentes nas áreas urbanas, tenham condições de frequentar as salas de aula.O benefício da gratuidade já é concedido aos estudantes da Grande Vitória, desde que estejam matriculados nas escolas públicas estaduais e federais. A vontade é proporcionar tal situação a municípios como Colatina, Linhares, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim.

Genivaldo Lievore, deputado estadual, Partido dos Trabalhadores (PT)

Publicado em A Gazeta – 10/02/2011

Home Voltar Versão para Impressão Divulgar

  PT ESPÍRITO SANTO: Rua Graciano Neves,386 - Centro - Vitória/ES CEP: 29015-330 - Tel: (27) 3223-3455
  Copyright © 2009