Busca por palavras chave:
 
  segunda-feira, 24 de setembro de 2018  
Home
ELEIÇÕES 2018 - DOCUMENTOS
PED 2017
Vídeos PT
História
PT Estadual
Notícias
Artigos
Secretarias
Secretarias Setoriais
Documentos
Galeria de Fotos
Diretórios municipais
Links importantes




 Governo golpista quer vender ao menos 75 empresas nacionais

 

As falsas promessas em relação aos supostos benefícios das reformas da Previdência e Trabalhista não são os únicos ataques do governo golpista ao povo brasileiro. Numa afronta à opinião da maioria da população, as privatizações novamente estão em pauta.

Com a justificativa de recuperar o país da crise fiscal e obter recursos para reduzir o rombo das contas públicas, o Governo Federal pretende colocar nada menos do que 75 empresas que pertencem à União à venda para o capital estrangeiro. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (30) pelo “Portal G1″.

A lista inclui empresas de peso como a Casa da Moeda, a Lotex, além de diversas concessões de aeroportos, rodovias, portos e ferrovias. Mas o caso mais grave em andamento é o da companhia de energia Eletrobras: em outro golpe articulado às escuras, entre os feriados de Natal e Ano Novo, Michel Temer editou a Medida Provisória 814/17 que retira a vedação legal à privatização da empresa.

A MP, no entanto, está sendo questionada no Supremo Tribunal Federal após a Federação Nacional dos Urbanitários entrar com pedido de Ação Direta de Inconstitucionalidade. Além da Eletrobras, o peemedebista ainda quer “se livrar” de diversas outras companhias de energia federais como as dos Estados do Acre, Amazonas, Alagoas, Piauí e Rondônia.

Mas não é só a energia que está em perigo. Nem mesmo as águas que correm por todo o Brasil parecem estar imunes aos ataques da atual cúpula federal. Apesar da discreta e irrelevante participação no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíca, Temer encontrou tempo para uma “reunião informal” com o presidente Global da Ambev, Carlos Brito, e com o CEO da Coca-Cola, James Quincey.

Mais tarde, também encontrou tempo para jantar com o CEO da Dow Chemical, Andrew Liveris, que faz parte do Water Resources Group (WRG ) –  iniciativa da Nestlé, Coca-Cola e Pepsi para privatizar a água através de parcerias público-privadas.

Outro caso emblemático da irresponsabilidade do Governo Temer é ainda tentar colocar em pauta a privatização da Petrobras, mesmo com grande resistência vinda por grande parte da população, sindicatos, especialistas e até mesmo entre os seus aliados.

Só os mais ricos

 

A insatisfação da população, aliás, ficou evidente após a publicação, em dezembro de 2017, de pesquisa relacionada ao tema pelo Instituto Datafolha: sete em cada dez brasileiros (70%) são contra as privatizações e apenas 20% a favor.

O levantamento também deixa claro que o atual governo não governa para os que mais precisam. Quanto mais rico mais favorável a privatizar empresas públicas: entre pessoas que ganham até 2 salários apenas 13% são a favor, enquanto quem tem renda superior a 10 salários esta cifra sobe para 55%.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Home Voltar Versão para Impressão Divulgar

  PT ESPÍRITO SANTO: Rua Graciano Neves,386 - Centro - Vitória/ES CEP: 29015-330 - Tel: (27) 3223-3455
  Copyright © 2009