Busca por palavras chave:
 
  domingo, 19 de agosto de 2018  
Home
ELEIÇÕES 2018 - DOCUMENTOS
PED 2017
Vídeos PT
História
PT Estadual
Notícias
Artigos
Secretarias
Secretarias Setoriais
Documentos
Galeria de Fotos
Diretórios municipais
Links importantes



 “É motivo de orgulho estar no IFES”, diz Lula em Cariacica

“Sempre que eu vou a um lugar que tenha um Instituto Federal que eu possa visitar, eu visito”, afirmou  Lula no segundo dia de Lula pelo Brasil em visita ao campus de Cariacica. Orgulhoso, o presidente visitou orgulhoso o Laboratório de Acionamentos Elétricos do Curso de Manutenção de Sistemas Metroferroviários antes de se dirigir a alunos e professores no auditório.

“O que vocês falam aqui, para mim, vale mais que tudo. Porque eu viajo nas caravanas para aprender. Eu quero saber como as pessoas estão compreendendo o momento político que a gente está vivendo no Brasil”, disse. “Quando a gente vem a Cariacica e percebe que vocês conseguiram ficar em terceiro lugar entre os melhores IFs do Brasil, é motivo de muito orgulho para mim!”

Com apenas 11 anos de existência, o Instituto Federal é motivo de alegria para os capixabas. Um campus que começou com oito professores e o primeiro curso de ferrovias com duas turmas de 30 alunos cada um, hoje atende a 1.600 estudantes.

Mais do que números, o que impressiona nas visitas do ex-presidente a institutos de educação são as histórias de estudantes que tiveram suas perspectivas de vida mudadas pela coragem de um homem que ousou sonhar e colocar esse sonho em prática.

“Eu passei minha infância em Cariacica. Nasci e cresci aqui. Minha mãe é cozinheira, meu pai é caminhoneiro, veio do Nordeste para cá”, contou ao ex-presidente o estudante de Física Murilo Viana Maia. “Este IF é um lugar de muitas oportunidades, onde meus sonhos começaram a ganhar forma. Descobri aqui minhas paixões, e por isso decidi ser professor. Quero incentivar mais alunos para que esse país continue a crescer.”

Vivência semelhante foi relatada por Rodrigo Lopes Alvarino, aluno do curso de Administração. “Eu conheci no IFES muita coisa que não fazia ideia que existia. Entrei aqui para estudar e descobri um mundo que muita gente não conhece, o mundo da pesquisa.”

É clara a importância que o ex-presidente dá a ouvir as histórias desses alunos que falam de um lugar tão caro a ele. “Pobre de uma nação que não investe na educação. Pobre de uma nação que coloca a educação na rubrica de ‘gasto’ e não de investimento”, disse.

“Eu sou oriundo de um curso técnico, por isso de uma família de oito pessoas, e fui o primeiro a ganhar mais de um salário mínimo. O primeiro a ter uma televisão. O primeiro a ter uma casa. O primeiro a ter um carro. O primeiro a ser presidente da República!”

“Eu costumo valorizar muito o ensino técnico porque ele dá uma garantia de formação profissional qualificada a meninos e meninas deste pais. A profissão representa muito na vida de cada um. É a certeza de que você ser um cidadão de primeira classe neste país”

“Eu tenho batido na tecla de que muitas vezes a elite que dirigiu este país por 500 anos nunca se importou com a educação do nosso povo. Ela fazia aquilo que era o mínimo só para dizer que estava fazendo, mas nunca levou a sério.” Lula pode dizer isso, porque pensa e fez diferente. “Quando cheguei à presidência da República, tinham sido feitas no Brasil 140 escolas técnicas. Em apenas 12 anos, saímos de 140 para 640, quatro vezes mais do que existiam.”

A atenção especial que os governos do PT dão à educação é, na verdade, a atenção ao futuro do país como um todo. E isso se exemplifica facilmente: “Muita gente não gosta quando a gente investe em pesquisa, porque às vezes você investe por dois ou três anos e parece que não deu em nada. Um governo medíocre só investe no que dá ‘certo’. Mas a gente não teria descoberto o pré-sal se não tivesse investido milhões em pesquisas naPetrobras”.

“Os caras que hoje estão vendendo a Petrobras diziam que a gente tinha encontrado, mas não ia conseguir tirar de lá. A gente disse, se não temos tecnologia, vamos desenvolver.” A realidade que se vê hoje fala por si só.

O ex-presidente falou de forma enfática sobre o quanto seus governos fizeram pela formação dos mais jovens. “Agora já devem ter acabado com quase tudo, porque tudo custa dinheiro. E dinheiro, hoje, tem que ir para os deputados segurarem o Temer lá, mesmo que o povo não queira.”

Lula Pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Espírito Santo e ao Rio de Janeiro, que acontece em dezembro, é a terceira etapa do projeto que ainda deve alcançar as demais regiões do Brasil.

Em agosto e setembro, Lula pegou a estrada e percorreu os nove estados nordestinos, visitou inúmeras cidades, ouviu e conversou com o povo. Em outubro, foi a vez do estado de Minas Gerais.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.

Assista à visita de Lula ao IFES na íntegra:

https://www.facebook.com/pt.brasil/videos/1572495966170106/

 

Home Voltar Versão para Impressão Divulgar

  PT ESPÍRITO SANTO: Rua Graciano Neves,386 - Centro - Vitória/ES CEP: 29015-330 - Tel: (27) 3223-3455
  Copyright © 2009